Extensão

Trote Solidário

O Trote Estudantil consiste em uma ou um conjunto de atividades, que envolve normalmente os calouros (alunos recém chegados) e os veteranos (já atuantes na IES), em muitos casos estas atividades se tornaram violentas e agressivas, expondo a incompatibilidade de um ambiente que visa a capacitação e formação do cidadão integral. Assim surge o Trote Solidário, onde as atividades são voltadas para o bem social atuando desde a doação de sangue, roupas, agasalhos, alimentos etc.

A Faculdade America do Sul incentivando esta perspectiva assistencialista optou pelo modelo do Trote Solidário através da doação de sangue, buscando, em primeiro plano, ajudar a comunidade à qual a Faculdade pertence. Essa iniciativa é essencial para formar e despertar a consciência do aluno para o mundo exterior e levá-lo a tomar conhecimento dos problemas que afetam diretamente as pessoas de sua comunidade.

O trote solidário previne a violência na recepção dos alunos calouros marcando a chegada deles à instituição de ensino superior, através de atividades de cunho social e promover a integração entre calouros e veteranos, incentiva o amadurecimento dos jovens na instituição da cultura das ações sociais e promove a interação entre os alunos calouros e os veteranos, e ainda, a interação dos professores na Faculdade America do Sul.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Banco de Sangue Dom Bosco ou Hemocentro. É enviado um ônibus, equipado e adequado para executar o procedimento de doação de sangue. É emitido atestado de doação para os alunos participantes.

Dia do Egresso

Diante da necessidade de Instituições de Ensino Superior verificar o desempenho de seus egressos, a Faculdade América do Sul cria o Dia do Egresso, um mecanismo onde o egresso, agora profissional, pode interagir com docentes e discentes da Instituição, através de palestras e seminários contando sua trajetória profissional, principalmente relatando a contribuição que o seu curso proporcionou para sua vida pode resgatar a interação entre o egresso e a Instituição.

O projeto proporciona interação entre docentes, discentes e egressos, motiva os acadêmicos em relação ao seu curso, tendo uma visão mais ampla através de experiências práticas dos egressos, resgata dados cadastrais dos egressos, assim como o mantêm próxima à Instituição para dar continuidade aos seus estudos.